Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cards > Série de e-cards do SIGA
Início do conteúdo da página

Série de e-cards do SIGA

O Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos – SIGA, da administração pública federal (APF) comemorou quinze anos em 2018. Ele foi criado em 12 de dezembro de 2003, através do Decreto nº 4.915 que organiza as atividades de gestão de documentos e arquivos no âmbito dos órgãos e entidades da APF, mas seu histórico remonta à década de 1980 quando teve início o Programa de Modernização do Arquivo Nacional.

A existência do SIGA está ligada ao fato de ser dever do poder público a gestão e a proteção especial aos documentos arquivísticos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. O Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos - SIGA tem a finalidade de garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal o acesso aos documentos arquivísticos e às informações neles contidas, resguardados os aspectos de sigilo e as restrições administrativas ou legais.

O Arquivo Nacional é o órgão central do SIGA e atua junto aos órgãos e entidades integrantes do Sistema na orientação técnica sobre a gestão de documentos arquivísticos, digitais e não digitais, com o objetivo de melhorar a produção e o uso desses documentos visando a sua destinação final (guarda permanente ou eliminação). Com o objetivo de levar o público leitor do Portal a entender um pouco mais sobre o universo da gestão de documentos, será realizada uma série de postagens elaboradas pela equipe de coordenação do SIGA, em conjunto de outros técnicos do Arquivo Nacional.

Conforme tratativas firmadas entre o Arquivo Nacional e o Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq) durante a reunião realizada em João Pessoa no mês outubro de 2018,  damos início à divulgação da primeira série de e-cards nos canais de comunicação do Arquivo Nacional e do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos - SIGA na Internet, que tratarão do tema: Gestão, preservação, acesso e difusão de documentos arquivísticos.

 

Fim do conteúdo da página