Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Galeria de imagens > V Encontro Técnico dos Integrantes do SIGA
Início do conteúdo da página

V Encontro Técnico dos Integrantes do SIGA

 

 
 

De 18 a 21 de agosto de 2014, em Brasília - DF [Programação completa em pdf]

O V Encontro Técnicos dos Integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da Administração Pública Federal, será composto por quatro partes:

Parte I - Reuniões dos Membros das Subcomissões de Coordenação do SIGA de cada Ministério e Órgão Equivalente;

Parte II - V Seminário A Gestão de Documentos Arquivísticos na Administração Pública Federal: O Impacto da Lei de Acesso a Informações nas Atividades de Gestão de Documentos dos Órgãos e Entidades da Administração Pública Federal;

Parte III - Reunião entre Arquivo Nacional e Instituições Federais de Ensino Superior; e

Parte IV - Reunião entre Arquivo Nacional e Conselhos Federais de Fiscalização de Profissões Regulamentadas.


I - Reuniões dos Membros das Subcomissões de Coordenação do SIGA de cada Ministério e Órgão Equivalente.

Data: 18 de agosto de 2014. Horário: de 9h às 18h, com intervalo para almoço. Participantes: Membros das Subcomissões, bem como servidores que atuam na área de protocolo, arquivo e documentação nos Ministérios e órgãos equivalentes, e demais órgãos e entidades da administração pública federal. Locais: A serem definidos por cada Presidente/Coordenador de Subcomissão de Coordenação do SIGA. Pauta: - As atividades das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos nos diversos órgãos e entidades:

  • Atividades desenvolvidas e em desenvolvimento;
  • Avaliação do Plano de Trabalho 2014 (jan-jul) e replanejamento, se necessário;
  • Preparação do Plano de Trabalho para os anos de 2015-2016, incluindo o levantamento da produção documental para a elaboração das classes do código de classificação e da tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim, para aqueles órgãos e entidades que, ainda, não iniciaram as atividades;

- Identificação dos servidores que atuam na área de gestão de documentos para participarem dos cursos de capacitação e reciclagem, a serem oferecidos pelo Arquivo Nacional, órgão central do SIGA, no segundo semestre de 2014, bem como a indicação daqueles com potencial para serem agentes multiplicadores;

- Troca de informações sobre a consulta pública relativa à Portaria Interministerial MJ/MP que aprova os procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo; à Portaria Interministerial MJ/MP que aprova os procedimentos relativos à utilização do Número Único de Protocolo (NUP); e à Portaria Interministerial MP/MJ que institui o Sistema de Protocolo Integrado;

- Outros assuntos de interesse das Subcomissões de Coordenação do SIGA.

Observação: os Presidentes/Coordenadores das Subcomissões devem enviar cópia de registro da reunião (relatório) e da lista de presença para a Coordenação do SIGA (siga@arquivonacional.gov.br) após o evento.


II - V Seminário A Gestão de Documentos Arquivísticos na Administração Pública Federal: O Impacto da Lei de Acesso a Informações nas Atividades de Gestão de Documentos dos Órgãos e Entidades da Administração Pública Federal.

Data: 19 e 20 de agosto de 2014. Horário: de 9h às 18h [credenciamento de 8h às 9h45], com intervalo para almoço. Público-alvo: Somente servidores e empregados do Poder Executivo Federal (órgãos e entidades da Administração direta e indireta) e que trabalham na área de gestão de documentos (protocolo, arquivo setorial, arquivo central ou geral), integram uma Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, a Comissão de Coordenação do SIGA e/ou uma Subcomissão de Coordenação do SIGA. Local: Imprensa Nacional - Auditório D. João VI. SIG, Quadra 6, Lote 800, CEP 70610-460, Brasília, DF. Tel.: (61) 3341-9811 Custo: O evento é gratuito. Vagas: 350
 Ficha de solicitação de inscrição parao V Seminário[Inscrições encerradas][Atenção: o envio do formulário preenchido não é garantia de inscrição no V Seminário. Além do limite de vagas, não serão  aceitas inscrições de estagiários, de funcionários terceirizados, bem como de servidores das esferas distrital, estadual ou municipal. Também é imprescindível ter registro no Cadastro Nacional dos Integrantes do SIGA. Caso não tenha, cadastre-se o quanto antes. As informações fornecidas devem ser passíveis de comprovação] Objetivos:   - Estabelecer procedimentos para integrar e coordenar as atividades de gestão e acesso aos documentos desenvolvidas pelos órgãos setoriais e seccionais integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da Administração Pública Federal;
  - Promover o debate sobre a importância da aplicação das rotinas e procedimentos de gestão e acesso aos documentos nos órgãos e entidades integrantes do SIGA;
  - Disseminar a legislação e as normas relativas à gestão e ao acesso aos documentos de arquivo em qualquer suporte; e
  - Conscientizar os integrantes do SIGA da importância da implementação da classificação e da avaliação de documentos, como atividades fundamentais no desenvolvimento de programas de gestão de documentos e como instrumentos facilitadores do acesso a informações nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

 


III - Reunião entre Arquivo Nacional e Instituições Federais de Ensino Superior
Data: 21 de agosto de 2014 Horário: de 9h às 13h Local: Imprensa Nacional


IV - Reunião entre Arquivo Nacional e Conselhos Federais de Fiscalização de Profissões Regulamentadas
Data: 21 de agosto de 2014 Horário: de 15h às 18h Local: Imprensa Nacional

Para saber mais sobre os Encontros Técnicos anteriores, acesse a seção Encontros Técnicos dos Integrantes do SIGA
Fim do conteúdo da página