Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Galeria de imagens > Curso Básico de Capacitação em Gestão de Documentos - Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Curso Básico de Capacitação em Gestão de Documentos - Porto Alegre

 

Chamada20Curso20Basico20de20Gestão202014
 
Ciente da importância da gestão de documentos para garantir a preservação e o acesso aos documentos produzidos e recebidos pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, o Arquivo Nacional promoverá o terceiro Curso Básico de Capacitação em Gestão de Documentos. Este Curso têm como objetivo capacitar os servidores que atuam na área de gestão de documentos dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, para que desenvolvam suas atividades com maior facilidade, agilidade e eficiência. O Curso será realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no próximo mês de setembro, com inscrições de 25 de agosto a 5 de setembro ou até acabarem as vagas.
 
 

Período do Curso: de 15 a 19 de setembro de 2014 Horário: de 9h às 17h [intervalo de 12h às 14h] Local: Auditório 2 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, que fica na Rua Ramiro Barcelos 2705, Campus Saúde, Porto Alegre, RS.

Vagas: 40 participantes.

Período das inscrições: de 25 de agosto a 5 de setembro de 2014 [INSCRIÇÕES ENCERRADAS por lotação das vagas]

Formulário de Solicitação de Inscrição para o Curso de Capacitação 

[Atenção: o envio do formulário preenchido não é garantia de inscrição no Curso. Além do limite de vagas, não serão  aceitas inscrições de estagiários, bolsistas, funcionários terceirizados, bem como de servidores das esferas distrital, estadual ou municipal. Também é imprescindível ter registro no Cadastro Nacional dos Integrantes do SIGA. Caso não tenha, cadastre-se o quanto antes]

Público-alvo: Servidores que atuam na área de gestão de documentos dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, prioritariamente os lotados em cidades da Região Sul do Brasil, que atuem na área de gestão de documentos e estejam cadastrados no Cadastro Nacional dos Integrantes do SIGA.

Carga Horária: O Curso terá uma carga horária de 30 horas.

Material Didático: Será fornecida apostila com o conteúdo programático apresentado.

Certificado: Será fornecido certificado de participação para os que tiverem no mínimo 75% de frequência. 

Conteúdo Programático:

1 – Noções Básicas de Arquivo - Princípios arquivísticos; - Teoria das três idades; - Conceituação e caracterização dos documentos de arquivo: características, gênero, espécie, tipo e natureza do assunto; - Conceituação e caracterização dos arquivos.

2 – Gestão de Documentos - Conceito, objetivos, fases e níveis de aplicação; - Classificação de documentos de arquivo: conceito, objetivos, código de classificação de documentos de arquivo das atividades-meio e fim, procedimentos para classificação de documentos de arquivo; - Avaliação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo: conceito, objetivos da avaliação, Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), tabela de temporalidade e destinação de documentos das atividades-meio (prazo de guarda e destinação final: guarda permanente e eliminação de documentos de arquivo), elaboração de listagem de eliminação de documentos, edital de ciência e termo de eliminação de documentos; - Recolhimento ao Arquivo Nacional: procedimentos arquivísticos, procedimentos de conservação preventiva e termo de recolhimento; - Levantamento da produção documental.

3 – Documentos Arquivísticos Digitais - Principais diferenças entre documentos em suporte convencional e documentos arquivísticos digitais; - Aspectos da gestão:     > produção: aspectos de tecnologia (formatos), espaços de produção e status dos documentos, organização (classificação + ordenação);     > manutenção e uso: controles de acesso, segurança, arquivamento, pesquisa e localização;     > destinação final: eliminação e guarda permanente.

4 – Legislação Arquivística - Gestão de documentos arquivísticos não digitais e digitais; - Acesso a informações; - Documentos em meios eletromagnéticos; - Segurança da informação; - Contratação de serviços de tecnologia da informação.

Fim do conteúdo da página