Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Galeria de imagens > Capacitação: Curso Básico de Gestão de Documentos (módulos I, II e III)
Início do conteúdo da página

Capacitação: Curso Básico de Gestão de Documentos (módulos I, II e III)

Capacitação: Curso Básico de Gestão de Documentos (módulos I, II e III) - Brasília/DF

O Arquivo Nacional (AN) promoverá, nos dias 5 a 9 de agosto de 2019, o Curso Básico de Gestão de Documentos, ministrado por técnicos da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos (COGED). O curso tem o objetivo de apresentar noções básicas de arquivos e das atividades de gestão de documentos, assim como orientar sobre o conteúdo básico da gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais, problematizando os avanços tecnológicos no cenário atual para a produção, uso, manutenção e preservação dos documentos. Trata-se de um curso que mescla aspectos teóricos e uma parte prática. 
Conteúdo programático: 
Módulo I: Noções Básicas de Arquivo - Princípios arquivísticos; Teoria das três idades; Conceituação e caracterização dos documentos de arquivo: características, gênero, espécie, tipo e natureza do assunto; - Conceituação e caracterização dos arquivos.
Módulo II: Gestão de Documentos - Conceito, objetivos, fases e níveis de aplicação; Classificação de documentos de arquivo: conceito, objetivos, código de classificação de documentos de arquivo das atividades-meio e fim, procedimentos para classificação de documentos de arquivo; - Avaliação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo: conceito, objetivos da avaliação, Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), tabela de temporalidade e destinação de documentos das atividades-meio (prazo de guarda e destinação final: guarda permanente e eliminação de documentos de arquivo), elaboração de listagem de eliminação de documentos, edital de ciência e termo de eliminação de documentos; Levantamento da produção documental. Aspectos gerais da administração pública brasileira e a Base MAPA/SIAN
Módulo III: Documentos Arquivísticos Digitais - Principais diferenças entre documentos em suporte convencional e documentos arquivísticos digitais; Aspectos da gestão: I – produção: aspectos de tecnologia (formatos), espaços de produção e status dos documentos, organização (classificação + ordenação); II – manutenção e uso: controles de acesso, segurança, arquivamento, pesquisa e localização; III – destinação final: eliminação e guarda permanente. Noções básicas de preservação digital; Metadados.

Horário: O Curso terá início a partir das 9h, com carga horária total de 30h.

Local: Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (COREG) localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 06, lote 800 – anexo ao edifício da Advocacia-Geral da União.

Número de vagas: 50

Público-Alvo: 
Servidores dos Órgãos e Entidades integrantes da Administração Pública Federal, preferencialmenteos que desenvolvem atividades ligadas à gestão de documentos de arquivo.

Período para inscrições: 4 a 12 de julho de 2019

Divulgação das inscrições deferidas: 16 de julho de 2019, através do e-mail informado no ato da inscrição.

ATENÇÃO:
 As inscrições dos servidores do Poder Executivo Federal, deverão ser realizadas, exclusivamente, através do Portal do Arquivo Nacional, em www.arquivonacional.gov.br/br/gestao-de-documentos/capacitacao.html

INSCREVA-SE AQUI

Fim do conteúdo da página