Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Galeria de imagens > O Arquivo Nacional e o seu Programa de capacitação em gerenciamento, procedimentos e práticas dos serviços arquivísticos
Início do conteúdo da página

O Arquivo Nacional e o seu Programa de capacitação em gerenciamento, procedimentos e práticas dos serviços arquivísticos

Neste ano de 2019, o órgão central do SIGA elaborou o Programa de capacitação em gerenciamento, procedimentos e práticas dos serviços arquivísticos destinado aos servidores do Poder Executivo federal, no cumprimento de sua competência de promover a capacitação, o aperfeiçoamento e o treinamento dos servidores que atuam na gestão de documentos e arquivos.

Conceitualmente, um programa é o conjunto de projetos coordenados entre si de forma articulada, dinâmica e que visam objetivos comuns; é algo que se planeja com a intenção de executar posteriormente. Sendo assim, ele é mais do que um calendário de tarefas a serem realizadas e contabilizadas. Outra característica é que a sua finalização não está atrelada a uma data específica, podendo ser desenvolvido de forma continuada.

Para o desenvolvimento do Programa, foram envolvidos técnicos das diferentes áreas do Arquivo Nacional (AN) com experiência prática e teórica em gestão, processamento técnico, preservação, acesso e difusão dos conjuntos de documentos arquivísticos, contando sempre com orientação pedagógica para a elaboração dos conteúdos dos cursos. Em 2020,  os cursos na modalidade presencial continuarão a ser ofertados, e teremos o lançamento de três cursos na modalidade a distância (com previsão de criação de outros ao longo do ano) realizados em parceria com a Escola de Governança em Gestão Pública/UFF e a Enap:

 - Curso: Introdução às práticas arquivísticas

- Curso: Procedimentos e práticas arquivísticas

- Curso: Gerenciamento de serviços arquivísticos

O Programa de capacitação para os servidores que atuam nos serviços arquivísticos consiste em apresentar uma síntese esclarecedora do propósito da capacitação e seus benefícios para o desenvolvimento de suas atividades administrativas. Assim, foi planejado um conjunto de cursos elaborados pelos especialistas do AN visando facilitar a formação interdisciplinar, integrada e aplicada dos servidores do Poder Executivo federal e, dessa forma, obter um alinhamento com os seguintes objetivos citados pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA):

1. Reposicionar os arquivos como essenciais para a boa governança, transparência administrativa e accountability.
2. Monitorar e influenciar o desenvolvimento e uso de novas tecnologias, especialmente com relação aos desafios de dar acesso à informação, de proteção dos direitos do cidadão e de preservação da memória coletiva, os quais estão diretamente ligados à gestão dos arquivos.
3. Desenvolver as capacidades (particularmente novas competências e habilidades) dos profissionais que atuam nos arquivos, para lidarem com documentos arquivísticos digitais e não digitais.

Conheça o documento na íntegra e nos envie as suas críticas e sugestões pelo Fale conosco!

 

Fim do conteúdo da página