Gestão de Documentos Digitais

A seção de gestão de documentos digitais foi elaborada com o objetivo de dar orientações aos órgãos integrantes do SIGA concernente à produção e a manutenção dos documentos digitais. 

O crescente aumento na produção dos documentos digitais, proporcionado pela informatização das atividades desenvolvidas no âmbito do Poder Executivo, fomenta novos desafios referentes à gestão de tais documentos. Dentre esses, destacam-se:

  • identificar os documentos arquivísticos no ambiente digital;
  • gerenciar os documentos digitais em processos; e
  • lidar com as especificidades próprias dos documentos digitais no que tange a sua vulnerabilidade à intervenção humana a obsolescência tecnológica e a degradação de seu suporte.

Nesse contexto, torna-se cada vez mais importante a implantação de procedimentos de gestão adequados e o cumprimento dos requisitos necessários para garantir a confiabilidade e a autenticidade no que concerne aos documentos arquivísticos digitais, tendo em vista, que esses documentos se caracterizam por serem fonte de prova das atividades exercidas.  Com isso, indica-se nesta seção orientações de como lidar com os desafios citados. Para maiores informações e outras dúvidas relacionadas a este tema, os integrantes do SIGA devem solicitar assistência técnica ao Arquivo Nacional.


Como identificar os documentos arquivísticos digitais

Os documentos digitais em processos [Em construção]

Quais os principais procedimentos para gestão dos documentos digitais? [Em construção]

 

 

 

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