Programa AN Digital

Programa Permanente de Preservação e Acesso a Documentos Arquivísticos Digitais – AN Digital, iniciado em 2010, tem como objetivo dotar o Arquivo Nacional das condições de infraestrutura organizacional e tecnológica capazes de preservar e dar acesso aos documentos digitais por ele recolhidos em cumprimento às suas atribuições. Esse Programa é uma resposta do Arquivo Nacional aos desafios enfrentados na preservação dos documentos arquivísticos digitais, que visa preparar a instituição, no presente, para garantir os arquivos do futuro.
 
Política de Preservação Digital:
 
Entrada de documentos digitais no Arquivo Nacional:
 
Portarias:
- Portarias AN nº 34 e 35, de 25/03/2010 - Instituição do Programa AN Digital e Constituição dos Grupos de Trabalho do Programa AN Digital, respectivamente;
- Portaria AN nº 44, de 30/03/2012 - Portaria de nomeação / destituição;
- Portaria AN nº 129, de 17/09/2014 – Portaria de nomeação / destituição;
- Portaria AN nº 289, de 22/11/2016 – Portaria de nomeação / destituição;
- Portarias AN nº 16 e 17, de 25/01/2017 – Publicação da segunda versão da Política de Preservação Digital do Arquivo Nacional, e da
 Instrução Técnica AN Digital 01/2016: Entrada de Documentos Arquivísticos Digitais no Arquivo Nacional, respectivamente.
 
Desenvolvimento do Programa AN Digital:
 
          O Programa AN Digital foi instituído por meio da Portaria AN nº 34, de 25 de março de 2010, e está fundamentado em quatro grandes linhas de ação que compreendem 13 projetos, os quais relacionamos abaixo com a descrição das atividades desenvolvidas:

Linha de ação: Prospecção

Projeto 1 - Visitas técnicas a instituições que fazem preservação digital   (Concluído)

Setembro 2010 – Visitas técnicas aos Arquivos Nacionais de Portugal e Holanda.

Projeto 2 - Pesquisa em preservação e acesso digital  (Concluído)

Outubro 2011 – Concluída a pesquisa aplicada em preservação digital, com a finalização dos planos de ação dos estudos de caso realizados pelo TEAM Brasil, no âmbito do Projeto InterPARES 3.

Projeto 3 - Inventário da produção documental digital aplicado no âmbito do SIGA

Maio 2014 - Houve elaboração final de proposta de instrumento de coleta de dados e a decisão de aplicação desse instrumento ainda será definido.

Linha de ação: Modelo de Negócios

Projeto 4 - Modelagem de processos (Concluído)

Novembro 2013 – Contratação da consultoria Dheka Informática para mapeamento e modelagem dos processos relativos aos documentos digitais no AN, compreendendo a entrada, armazenamento e manutenção e o acesso.

Fevereiro 2014 -  Concluído o levantamento dos processos relativos à entrada, ao processamento técnico, à preservação e ao acesso aos documentos arquivísticos em formato digital.

Junho 2014 – Entrega pela consultoria Dheka Informática, das propostas de estrutura organizacional e de plano de implementação das melhorias necessárias, no AN para que os processos de entrada, o processamento técnico, à preservação e acesso aos documentos convencionais sejam adaptados para os documentos arquivísticos digitais.

Projeto 5 - Abordagem de gestão e preservação digital (Concluído)

Abril  2012 – Publicação da primeira versão do documento: Política de Preservação Digital do AN.

Janeiro 2017 – Publicação da segunda versão documento: Política de Preservação Digital do AN v.2, e da Instrução Técnica AN Digital 01/2016 referente à Entrada de Documentos Arquivísticos Digitais no Arquivo Nacional.


Linha de ação: Sistema de Preservação e Acesso

Projeto 6 - Especificação de requisitos (Concluído)

Julho 2011 – Assinado acordo de cooperação técnica entre o Arquivo Nacional e a Direcção Geral de Arquivos – DGARQ, de Portugal.

Dezembro 2012 – Contratação da empresa LPG Soluções para realizar a Especificação de Requisitos do Sistema

Fevereiro 2013 – Instalação da solução de repositório digital RODA (Repositório de Objectos Digitais Auténticos),  adotado pela DGARQ.

Outubro 2013 – Apresentação do Projeto de Integração da solução RODA com o Sistema de Informações do AN – SIAN.

Fevereiro 2014 – Testes no RODA apontaram a necessidade de alterações na ferramenta para adequação à missão do Arquivo Nacional.

Dezembro 2014 – Contratação de consultoria para realização de análise comparativa das soluções RODA  e Archivematica.

Maio 2015 – Devido à impossibilidade da adaptação do RODA às necessidades do AN, atestada pela análise comparativa de desempenho, optou-se por substituí-lo pela solução Archivematica.

Junho 2015 – Palestra expositiva sobre a ferramenta Archivematica ministrada no AN pelo professor Daniel Flores, da UFSM.

Novembro 2015 – Workshop sobre o Archivematica com Prof. Daniel Flores, da UFSM, com o objetivo de treinar as equipes envolvidas na preservação de documentos digitais e na implantação da infraestrutura de TI necessária.

Projeto 7 - Desenvolvimento do sistema

Fevereiro 2016 - Elaboração de termo de referência para contratação de Analistas para o desenvolvimento do Sistema.

Abril 2016 – Iniciado os testes no Repositório Digital Archivematica.

Janeiro 2017 – Contratação de dois analistas para as atividades de desenvolvimento do sistema.

Projeto 8 - Implantação de projeto-piloto

Este projeto será iniciado após a conclusão do Projeto 7.


Linha de ação: Gestão do Programa

Projeto 9 - Capacitação em gerenciamento de projetos (Concluído)

Maio 2010 – Concluída a capacitação dos servidores em Gerenciamento de Projetos.

Projeto 10 - Metodologia de gerenciamento de projetos (Concluído)

Novembro 2010 – Definida metodologia de gerenciamento do AN Digital.

Projeto 11 - Implantação da metodologia de gerenciamento de projetos - Primeira Etapa (Concluído)
Foi aplicada nesse projeto do AN Digital, com eficácia, a metodologia definida no Projeto 9 - Capacitação em Gerenciamento de Projetos, especificamente com relação aos projetos 2 - Pesquisa Aplicada, 5 - Abordagem do Arquivo Nacional para Preservação Digital, 4 - Modelagem de Processos e 6 - Especificação de Requisitos.

Projeto 12 - Implantação da metodologia de gerenciamento de projetos - Segunda Etapa
Será aplicada nesse projeto a metodologia definida no Projeto 9 - Capacitação em Gerenciamento de Projetos, especificamente com relação ao projeto 7 - Desenvolvimento do Sistema.

Projeto 13 - Implantação da metodologia de gerenciamento de projetos - Terceira Etapa
Será aplicada nesse projeto a metodologia definida no Projeto 9 - Capacitação em Gerenciamento de Projetos, especificamente com relação ao projeto 8 - Implantação do Projeto Piloto.

Imprimir




voltar para o topo
Error: Only up to 6 widgets are supported in this layout. If you need more add your own layout.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla