Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Número Único de Protocolo (NUP)
Início do conteúdo da página

Número Único de Protocolo (NUP)

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 13h41 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 13h41

Aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal,

O padrão de 17 dígitos do Número Único de Protocolo (NUP), utilizado pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal para registro de documentos, avulsos ou processos, será mantido.

Estudo da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia identificou que a continuidade da utilização de 17 dígitos é viável, uma vez que existem códigos disponíveis para atribuição de novas unidades protocolizadoras. Além disso, a manutenção da metodologia atual do NUP permitirá a economia estimada de R$ 65 milhões pela Administração Pública Federal, já que não serão necessários ajustes nos sistemas informatizados existentes.

Até o final de junho de 2019 será publicado novo normativo com diretrizes técnicas de utilização do NUP e aprimoramento do processo de concessão de códigos e revogada a Portaria Interministerial nº 2.321/2014 do Ministério da Justiça e Ministério do Planejamento (que previa nova sistemática com a utilização de 21 dígitos).

Saiba mais

NUP é o número atribuído ao documento ou processo, no momento do recebimento e trâmite no órgão ou entidade. A composição do NUP atual é formada por 17 dígitos (ex: 00000.000000/0000-00), separados em grupos. O primeiro conjunto numérico é constituído de cinco dígitos que identificam o código do órgão de origem do processo, de acordo com faixas numéricas definidas na Portaria SLTI-MP nº 03/2003. O segundo grupo é constituído de seis dígitos e registra sequencialmente os documentos e processos, devendo ser reiniciado a cada ano. O terceiro, de quatro dígitos, indica o ano. O quarto e último grupo é formado por dois dígitos verificadores.

 

Fonte: https://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/noticias/1119-comunicado-sobre-o-numero-unico-de-protocolo-nup

registrado em:
Fim do conteúdo da página