Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia do arquivista

Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 13h44 | Última atualização em Segunda, 22 de Outubro de 2018, 13h52 | Acessos: 89
Em 20 de outubro celebra-se o "Dia do Arquivista". Sempre vale a pena voltar aos arquivos para lembrar a escolha desse dia.
 
Pedro de Araújo Lima, o Marquês de Olinda - político e jurista do século XIX - apresentou em 20 de outubro de 1823 a proposta de inclusão no projeto de Constituinte a criação do Arquivo Público. Ainda que mencionado na Constituição de 1824, ele foi criado no Brasil com o Regulamento nº 2, de 02 de janeiro de 1838.
 
Ser arquivista na administração pública federal, o âmbito de atuação dos membros do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, é contribuir para que as ações governamentais de transparência, desburocratização, combate à corrupção e acesso à informação pública beneficiem a sociedade brasileira.
 
É contribuir com a própria administração pública por meio da otimização da produção de documentos arquivísticos; da elaboração de instrumentos que orientem a sua classificação, avaliação e destinação final; do acesso às informações neles registradas.
 
É ser aquele profissional cujas conquistas diárias promovem o sentimento de que a gestão, a preservação e o acesso aos arquivos de órgãos públicos federais proporcionam aos gestores melhores tomadas de decisões e aos cidadãos brasileiros a participação social nas ações governamentais.
 
Parabéns a todos os arquivistas!
registrado em:
Fim do conteúdo da página