Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O evento "Uma política arquivística para o Poder Executivo federal: o norte para serviços arquivísticos continuamente eficientes" acontece dia 24 de maio em Brasília-DF

Com o intuito de fomentar a discussão sobre os pontos relevantes a serem abordados por uma política arquivística, bem como sua contribuição para o sucesso das atividades desenvolvidas pelos órgãos setoriais e seccionais do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo em seu âmbito de atuação, o Arquivo Nacional, órgão central do Sistema, promoverá o evento Uma política arquivística para o Poder Executivo federal: o norte para serviços arquivísticos continuamente eficientes.

O evento será realizado no dia 24 de maio de 2019, a partir das 10h, no auditório do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília – DF, e está sendo organizado pelo Arquivo Nacional, órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA).

O debate contará com a presença da Diretora-Geral do Arquivo Nacional e também presidente da Comissão do SIGA, Neide de Sordi, e do renomado professor José Maria Jardim. Na parte da tarde, levando em consideração as informações da conferência da manhã, quatro membros do sistema debaterão sobre os conceitos que envolvem a construção de uma política arquivística para o Poder Executivo federal e apresentarão seus pontos de vista.

O principal objetivo do evento é reunir informações que possam ajudar a responder alguns dos questionamentos que envolvem a elaboração deste documento, tais como:

  • O que é uma Política Arquivística?
  • Um conjunto de normas, diretrizes, instrumentos e procedimentos por si só já configura uma Política Arquivística? Se não, o que falta para ser uma Política de fato?
  • Quais pontos devem ser abordados por uma Política de Arquivos? Quais situações devem ser previstas? Quais documentos complementares devem ser elaborados?
  • É preciso prever metas? Infraestrutura? Orçamento? Recursos Humanos? Capacitação? Quais as soluções para estas questões?
  • Quais benefícios podem ser alcançados a partir da publicação de uma Política Arquivística para o Poder Executivo Federal?
  • Como a publicação de uma Política Arquivística pode impactar a vida do cidadão?

Os resultados obtidos servirão de base para a construção de uma política arquivística específica para o Poder Executivo Federal visando o estabelecimento de premissas, decisões, diretrizes e ações que institucionalizem os arquivos e garantam conjuntos documentais adequadamente organizados conforme os princípios da Arquivologia.

Todos os participantes receberão, quinze dias após o evento, um certificado de participação no e-mail cadastrado no formulário de inscrição. 

Após o número de participantes alcançar a capacidade máxima do auditório, as inscrições para o evento foram encerradas no dia 21 de maio.

 

PROGRAMAÇÃO

Data: 24 de maio de 2019, de 10h às 16h

Local: Auditório Tancredo Neves – Sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília - DF.

Abertura: Neide Alves Dias De Sordi, Diretora-Geral do Arquivo Nacional e Presidente do SIGA

 

Palestra (10h – 12h):

José Maria Jardim, Professor do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa

 

Mesa-redonda (14h – 16h):

Ívina Flores de Melo Kuroki, Arquivista do Ministério da Saúde

Luciana Rodrigues Dutra, Arquivista do Ministério de Minas e Energia

Roberto Rocha Júnior, Arquivista do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Rodrigo de Freitas Nogueira, Arquivista da Universidade de Brasília

Mediadora: Carolina de Oliveira, Arquivista do Arquivo Nacional

 

Fim do conteúdo da página